Não tem nada pior do que tomar banho com água gelada ou morna no inverno, não é mesmo? Na verdade, o banho quentinho é uma opção para quase todos os dias do ano para a maioria das pessoas.
Se você é uma delas, precisa saber as vantagens de utilizar o aquecedor a gás para apartamento, como por exemplo, o grande volume de água e a temperatura, que chega a valores mais altos que a de um chuveiro elétrico.
Quer saber como funcionam e quais os melhores aquecedores de água a gás para apartamento? Vem com a Conformax!
O que precisa saber antes de comprar um aquecedor a gás?
Antes de comprar um aquecedor a gás para apartamento, o principal a saber é o tipo de gás usado no condomínio.
Isso porque, atualmente, os aquecedores são aptos a receber apenas um dos dois tipos de gás: GLP ou GN, sobre o quais falaremos mais à frente.
Atualmente, não existem aquecedores “flex” no mercado, pois a composição, as características e as propriedades dos dois gases são muito distintas.
Dessa forma, a estrutura do aquecedor, como os bicos injetores e a calibração, por exemplo, deve estar em acordo com o tipo de gás a ser utilizado.
Como funciona aquecedor a gás em apartamento?
Geralmente, para usar um aquecedor a gás em apartamento ou o prédio contém fornecimento de gás natural, ou é necessário adquirir os botijões.
Quando há fluxo de água, um sensor faz a detecção e acende o queimador de gás que aquece a água em questão de poucos segundos.
Quais os tipos de gás?
GLP
O gás liquefeito de petróleo (GLP) é o famoso gás de botijão e se destina tanto ao uso doméstico quanto ao uso industrial.
No segundo caso é utilizado, por exemplo, para geração de calor em caldeiras e fornos industriais.
Ele é obtido através do refinamento de petróleo cru e se caracteriza por ser mais denso que o ar e mais pesado que o gás natural.
GN
O gás natural é um combustível fóssil encontrado na natureza, mais exatamente nas jazidas de petróleo, de onde é extraído no estado gasoso.
Sua composição pode mudar de acordo com o local de extração, mas o componente principal é CH4, isto é, o metano.
Ele é regulado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e distribuído por meio de uma rede de distribuição.
Seu uso também se dá de forma doméstica e industrial, sendo bastante comum em indústrias petroquímicas e usinas termelétricas.
Outro local onde é utilizado é em veículos automotores, dentro dos cilindros de armazenamentos.
Tanto o GLP quanto o GN não possuem cheiro em sua forma primária. Por isso, são adicionados a eles substâncias odorizantes, para garantir mais segurança em caso de vazamentos.
Qual o melhor tipo de aquecedor a gás?
Em termos de tecnologia, existem dois tipos de aquecedor a gás para apartamento: o mecânico e o digital.
Aquecedor a gás mecânico
Os aquecedores mecânicos ou analógicos possuem um controle de vazão de água e outro de vazão de gás.
O equilíbrio entre eles é feito manualmente pelos controles externos e vai definir a temperatura correta da água em cada ponto atendido pelo aquecedor.
Para ficar mais fácil, imagine, por exemplo, um fogão, no qual você pode controlar o tamanho da chama pela regulagem dos botões.
Dentre as suas vantagens, está o fato de que ele é um pouco mais em conta do que o digital.
Além disso, a maioria dos modelos mecânicos funciona a pilha, pois não possui placa eletrônica. A troca de pilha precisa ser feita, em média, a cada 6 meses.
O maior benefício disso é que em caso de queda de energia, o banho quentinho não é afetado.
Aquecedor a Gás Digital
Já no aquecedor digital é possível controlar a temperatura diretamente no painel.
Isso é possível, pois eles possuem uma função automodulante, que regula a chama automaticamente, de acordo com a vazão de água.
Outro ponto a ser considerado no aquecedor a gás digital é o fato que ele é mais econômico.
Isso porque a quantidade de chamas abertas depende dos pontos de saída de água e também da vazão.
Ou seja, diferente do analógico, ele só vai abrir mais chamas quando for necessário.
O aquecedor a gás digital se caracteriza por ser um pouco mais caro do que o manual, mas por outro lado, ele também gera economia de gás, além do controle de temperatura ser mais simples e rápido.
Já o fato de consumir energia elétrica também deve entrar na balança, além do fato de que na falta de luz não há água quente para o banho.
Qual melhor versão para apartamento?
Quando a queima do gás é feita dentro do equipamento, ele libera um resíduo chamado monóxido de carbono, que é tóxico para o ser humano.
Por isso, os aquecedores a gás são equipados com métodos de exaustão e também um duto de exaustão, que conduz esse gás para fora e torna os equipamentos seguros para serem utilizados dentro de casa.
É por isso que quando o assunto é aquecedor a gás para apartamento, a exaustão dos aquecedores também precisa ser considerada.
Exaustão natural
Nesse tipo de exaustão o gás é liberado de forma natural e segue a trajetória do duto de exaustão.
Utilizada em aquecedores mecânicos, ela é recomendada para edificações baixas, onde há pouca incidência de vento.
Isso porque o gás pode ser impedido de sair pelo vento ou por outros obstáculos.
Exaustão forçada
É mais comum nos aquecedores digitais, nos quais há uma ventoinha (ventilador) que expulsa o monóxido de carbono para fora, por isso, é indicada para apartamentos mais altos, com mais incidência de vento.
Fluxo balanceado
Neste tipo de exaustão, a ventoinha é usada em casos de necessidade, mas o diferencial do aparelho é não utilizar oxigênio do ambiente para o processo de combustão.
Quais os principais usos do aquecedor a gás para apartamento?
O aquecedor a gás pode ser utilizado simultaneamente em diferentes pontos da residência, como torneira e chuveiro, por exemplo.
Vale lembrar que a capacidade do aquecedor deve sempre ser calculada levando em conta o uso simultâneo dos pontos de água quente.
Veja alguns dos principais usos que um aquecedor a gás para apartamento pode ter:
Torneiras
Utilizado em torneiras, o aquecedor torna a simples tarefa de lavar as mãos no inverno, muito mais prazerosa.
Quem mora em locais mais gelados no inverno, como sul e sudeste do país, sabe a necessidade de torneiras com águas quentinhas.
Chuveiros
Com o aquecedor a gás para apartamento, o uso de chuveiro elétrico não é mais necessário.
Ao invés disso, é possível utilizar as duchas que possuem uma vazão muito maior de água mais pressão, além de serem muito mais seguras também.
Como escolher a capacidade de vazão ideal para seu aquecedor a gás?
A capacidade de vazão de um aquecedor a gás pode variar de 8 a mais de 30 litros. Quanto mais pontos de água quente, maior deve ser a capacidade de vazão para dar conta da demanda.
Para ter uma ideia, observe quanto um aquecedor atende, em média:
- 8 litros: um chuveiro.
- 10 a 15 litros: 1 chuveiro e 1 torneira;
- 18 a 20 litros: duas duchas de 8 litros de vazão;
- 22 a 26 litros: duas duchas de até 10 litros de vazão;
- 30 a 37 litros: três duchas de até 10 litros de vazão.
O ideal é verificar a capacidade de vazão segundo as indicações do fabricante. Assim é possível evitar que a água chegue fria ou morna nos pontos de uso.
Como instalar um aquecedor a gás para apartamento?
Ao instalar um aquecedor a gás para apartamento, é importante lembrar que existe uma série de regras e normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Por isso, é preciso contar com um profissional que faz a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).
Essas normas dizem respeito aos diversos pontos de atenção, como por exemplo, o sistema de exaustão e a instalação correta do gás.
Dessa forma é possível garantir um aquecedor mais seguro e eficiente às necessidades do apartamento.
Local de instalação arejado
Os aquecedores devem ser instalados arejados, com boa circulação de ar e fácil acesso para manutenção.
Evite fazer a instalação em armários, em espaços confinados ou com pouco espaço entre duas paredes, por exemplo.
Isso porque ele se utiliza de ar para realizar a combustão, e a instalação correta melhora a vida útil do aparelho, além de garantir o funcionamento correto e a segurança de todos.
Siga as instruções à risca
Na hora de instalar não é possível improvisar.
Os aquecedores a gás precisam seguir as normas adequadas de instalação e para isso três fatores são essenciais:
- estar de acordo com as normas da ABNT;
- estar de acordo com as instruções de instalação do fabricante;
- ser realizado por um profissional credenciado, que conhece as normas, possui experiência no ramo e garante um serviço de qualidade.
Mas fique tranquilo, pois não é necessário um espaço muito grande para a instalação.
Os aparelhos não ocupam muito espaço, não são pesados, e funcionam super bem como aquecedor a gás para apartamentos pequenos ou grandes.
Quais as vantagens do aquecedor a gás para apartamento?
Economia
Com o aquecedor é possível dar tchau para os chuveiros elétricos e reduzir a conta de energia. O chuveiro é um dos principais vilões da conta de luz, devido ao seu alto gasto de energia.
De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, o chuveiro elétrico é responsável por um quarto do consumo mensal de energia elétrica em residências com até quatro pessoas.
Já com o aquecedor a gás, existe um investimento inicial que assusta algumas pessoas. No entanto, ele se traduz em economia no futuro, garantindo um ótimo custo-benefício ao consumidor.
Segurança
Segurança é uma das prioridades de um aquecedor a gás para apartamento. Os aparelhos são feitos com tecnologia de ponta e estão se tornando cada vez mais seguros.
Todos os aquecedores vendidos no Brasil possuem a certificação do Inmetro e são atestadamente seguros.
Além disso, as normas de instalação existem justamente para que eles possam ser usados e instalados de forma correta, e apresentem um bom funcionamento e uma vida útil mais longa.
Se você é uma dessas pessoas que têm medo de instalar aquecedor a gás, vale lembrar que o próprio chuveiro elétrico apresenta riscos, e é uma combinação arriscada de água e eletricidade.
Não à toa, em países da Europa e da América do Norte – onde o aquecimento a gás é mais comum – os chuveiros elétricos são chamados de “suicide shower”, cuja tradução é chuveiro suicida, em português.
Praticidade
Sem dúvida, um dos benefícios do aquecedor a gás é a praticidade. Uma vez instalado, ele pode aquecer diferentes pontos da casa de uma só vez.
Dependendo da vazão do aparelho ele pode aquecer chuveiros e torneiras sem gerar prejuízo para o morador e, principalmente, sem sobrecarregar o sistema da casa.
Conforto
O conforto é um dos principais fatores, e também um dos que mais motiva as pessoas a trocarem o chuveiro elétrico pelo aquecedor a gás.
Água quentinha a qualquer hora, sem gasto de energia e com a possibilidade de poder conectar diferentes pontos de saída de água ao aquecedor.
Lavar a louça na água quente é um caminho sem volta.
Conheça os aquecedores a gás da Conformax!
A Conformax trabalha apenas com os melhores aquecedores do mercado. Somos revendedores autorizados da marca Rinnai e atuamos há mais de 20 anos buscando o melhor para os nossos clientes.
Nós também realizamos a instalação dos aparelhos. Você pode realizar a contratação dos nossos serviços e garantir uma instalação mais segura para a sua residência ou condomínio.
Conclusão
Agora você já sabe qual o melhor aquecedor de água a gás para apartamento e quais os principais cuidados com esses equipamentos.
Vimos também as vantagens de adquirir um sistema de aquecimento a gás e o conforto que ele pode proporcionar.
Em prédios e condomínios, a instalação desses aparelhos ajuda, inclusive, a valorizar os imóveis para vendas futuras.
E então, preparado para ter água quentinha nas duchas e torneiras da sua casa?
Autorizado das principais marcas.
20 anos fornecendo qualidade e segurança.